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Promoção e Produtividade

Na empresa privada, via de regra, subir a rampa não depende de convite do presidente. A questão da promoção é um dos assuntos que mais interessa e preocupa ambos os lados: empresa e empregados. Aqueles empregados, menos avisados, que pensam que ser promovido é algo natural e que depende única e exclusivamente do tempo de casa, são os que acabam sempre engrossando a fileira dos que assistem a subida dos outros. As empresas, menos sensíveis, que não encaram o sistema operacional com a devida seriedade, são aqueles que, sistematicamente, vivem correndo atrás do prejuízo. O excelente resultado conseguido através de uma política promocional sadia, nos foi dada já nos primórdios do século, por Henry Ford, então Presidente da Ford Co., quando estabeleceu que a toda saída de um executivo devia corresponder um ingresso de um “Office-boy”, cuja vaga ser[a preenchida através do recrutamento. As existências de alguns pré-requisitos são fundamentais para obter sucesso através de um plano de promoção.Tanto para a empresa, como para o empregado. Vejamos alguns deles: Pré-requisitos do empregado Competência – Não procure ser bom naquilo que você faz. Assim sendo você estará somente cumprindo com sua obrigação. Se a empresa paga o seu salário e o mantém empregado, espera – no mínimo – que seja bom. Portanto, SEJA ÓTIMO! Marketing – Ser ótimo não basta. É preciso que os outros conheçam essa verdade. Isto é, seus colegas precisam reconhece-lo como tal, sob pena de você ser o único a saber disso. Assim, sem ser pedante, procure sempre que possível, “vender” essa imagem e fazer com que se os que rodeiam “declarem” isso. Insistência – A força de vontade de alcançar um objetivo é muito importante para o sucesso. Uma das regras de marketing nos ensina que deve-se insistir 9 vezes para sensibilizar, fixar uma imagem ou conseguir o que se deseja. Relacionamento – Saber como tratar cada pessoa em cada momento específico é o segredo para ser visto como um verdadeiro exemplo. Principalmente quando se trata de superiores hierárquicos... Planejamento – Evite ser uma nau sem rumo. Trace o seu próprio destino, quantifique tempo e objetivos separados, coloque o plano em execução e reavalie constantemente os resultados. Pré- requisitos da empresa Senso de investimento – É preciso que a cúpula da empresa entenda que investir em Recursos Humanos é a melhor maneira de se otimizar o retorno do capital. Senso de justiça – É o princípio mais importante para o sucesso do plano. Deve estar presente em todos os atos do dia-a-dia da organização. O exemplo sempre vindo de coma. Visão social – Sem conhecer profundamente o funcionamento do sistema de atendimento das necessidades do homem, dificilmente um plano de promoção poderá ter sucesso. É fundamental que a empresa esteja em alerta permanente quanto à dinâmica desse processo. Organização – Um Plano de Promoção deve ser formalizado, por mais simples que seja, definindo parâmetros e políticas de como a empresa pretende administrar as promoções. A divulgação do sistema em todos os níveis é fundamental. Treinamento – Um sistema de treinamento e de desenvolvimento dos recursos humanos é imprescindível para garantir, quando preciso, a presença de funcionários preparados para assumir posições mais elevadas. Se você anseia por uma promoção, procure desenvolver a sua competência, dedicação e espírito de sacrifício e esteja certo de que, junto à promoção receberá como contrapartida: melhor remuneração, reconhecimento e status social. O oferecer um sistema promocional adequado, a empresa receberá, como retorno, empregados mais motivados e abrirá, finalmente, as portas da otimização do desempenho e da produtividade que tanto procura.